APURAÇÃO DO VALOR ADICIONADO FISCAL – VAF
O Valor Adicionado Fiscal – VAF – é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o repasse de receita do ICMS e do IPI aos municípios mineiros e é apurado pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEF/MG – com base em declarações anuais apresentadas pelas empresas estabelecidas nos respectivos municípios.
Devemos ressaltar que o repasse do ICMS se constitui dentre as maiores fontes de receitas dos municípios, e exatamente por esta importância, torna-se fundamental que os gestores públicos se conscientizem da necessidade de investimentos na estrutura fazendária municipal, de forma a permitir a participação dos seus municípios na apuração do índice de repasse. Não se trata de um simples repasse do ICMS para o município, e sim de uma questão complexa, onde a Administração Municipal deve recorrer ao assessoramento especializado, como forma de defesa de seus interesses.
É importante que se tenha certeza de que os valores apurados no VAF se aproximam da realidade econômica do município, sem distorções ou omissões por parte do universo de contribuintes obrigado a apresentar as informações.
O Serviço de Acompanhamento e Apuração do VAF visa o assessoramento à Prefeitura Municipal, objetivando o adequado acompanhamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda na apuração do VAF, relativo ao ano-exercício anterior.